A tríade | Sunday Journal #22
Ótimo domingo pra você! Pode anotar: se você entender muito bem esse conceito, certamente suas perspectivas sobre todas as áreas da sua vida vão mudar...
Essa ideia foi desenvolvida por um dos maiores nomes da atualidade quando o assunto é análise de risco, volatilidade e análise probabilística. Antes de qualquer coisa, ressalto que ela se encaixa em qualquer área da sua vida…
Como de costume, anote os favoritos dessa semana:
🎥 Vídeo: Empreendedor oferece 30% da empresa por 5 REAIS! | Shark Tank Brasil
Em um dos episódios mais emblemáticos do Shark Tank, Robson Calegon oferece aos tubarões 30% do seu negócio por apenas 5 reais!
🎙️ Podcast: Como enriquecer fazendo o que se ama? | Jovens de Negócios
Um bate-papo muito rico com Alvaro Schocair sobre negócios, empreendedorismo e vida.
✏️ Frase: “O impossível é dividido em várias partes possíveis”
Lembre-se que o que é fácil pra você hoje já foi difícil. Existem partes possíveis dentro do impossível…
📖 Livro: Fixe o conhecimento: A Ciência da Aprendizagem Bem-Sucedida
Peter Brown aborda como você pode reter os conteúdos que você estuda e como você pode usar a sua memória ao seu favor.
📰 Artigo: Conheça 15 bilionários que não têm ensino superior
Um texto para você analisar antes de escolher sua carreira e ver exemplos que foram bem sucedidos no mercado, sem terem precisado dos diplomas.

Antes de entender o que é e o que significa a tríade, é importante desconstruir uma linha de pensamento muito comum entre grande parte das pessoas. Será que o oposto da fragilidade realmente é a robustez? De acordo com Nassim Taleb, não! O oposto do frágil é o antifrágil, um dos conceitos mais difundidos atualmente.
Ok, mas o que significa isso? A partir do exemplo a seguir, tudo fica mais fácil de ser entendido:
Frágil: Taça de vidro. Se há um choque ou qualquer alteração no ambiente, esta vai se quebrar facilmente.
Robusto: Esfera de borracha. Se existe um choque ou qualquer alteração no meio, esta vai se manter inalterada e muito provavelmente intacta.
Antifrágil: Hidra de Lerna (Figura da Mitologia Grega). Ela tem corpo de dragão e várias cabeças de serpente. E o que faz ela ser antifrágil? Se você corta uma cabeça, nascem duas. Ou seja, ela se beneficia do caos.

A tríade é composta por esses três elementos: o frágil, o robusto e o antifrágil. E você pode aplicar esse raciocínio para diversas áreas da sua vida:
Mentalidade: desenvolver uma mentalidade antifrágil. Ao sofrer críticas, por exemplo, você não só aceita elas, mas sim sai mais forte dessa situação.
Saúde: O corpo humano é naturalmente antifrágil e precisa ser “estressado”, por meio de exercícios físicos, prática de esportes ou outras atividades. O sedentarismo, por exemplo, inibe esse estresse e, consequentemente, torna o seu corpo frágil.
Finanças: Desenvolver uma carteira antifrágil significa construir um modelo de investimento que não só resiste às crises, mas também te faz sair melhor delas. Isso pode ser feito por meio tanto da diversificação de patrimônio quanto da reserva de valor para oportunidades e emergências.
Esse conceito é complexo de ser estudado, porém, quando há exemplos práticos, o entendimento fica mais fácil. Portanto, tenha uma postura de antifragilidade para as diversas áreas e situações da sua vida. Isso, com certeza, é um diferencial.

Compreender a antifragilidade nos torna menos temerosos intelectualmente para aceitar o papel de acontecimentos inesperados na nossa vida. Além de tudo, nos ajuda a entender que grandes acontecimentos e situações de estresse são necessários para a história, para a tecnologia e para o conhecimento humano.
Uma coisa eu te garanto: analisar os pensamentos de Taleb não é uma tarefa fácil. No entanto, quando entendemos o racional por trás dos estudos que ele desenvolveu, é possível perceber a genialidade que ele entrega para a sociedade.
Depois de ler o Sunday Journal desse domingo, espero que você sempre lembre da mensagem principal: “A antifragilidade pode transformar a sua vida em diversas perspectivas.” Implementar essa ideia requer que você elimine as fragilidades do seu dia a dia. Esse é o ponto-chave que deve ser entendido o quanto antes.
.
Espero que todo esse conteúdo tenha feito sentido pra você!
.
Boa semana pra todos nós!
Rodrigo Cabral
.
Se você gostou do conteúdo, compartilhe com seus amigos e com as pessoas mais próximas! Se foi valioso pra você, garanto que será para eles também! Grande abraço e domingo que vem tem mais Sunday Journal! É só conferir seu e-mail.